Pira21 - Piracicaba Realizando o Futuro

PIRA 21 APRESENTA BALANÇO DOS 18 PRIMEIROS MESES DA AGENDA 21

PIRA 21 APRESENTA BALANÇO DOS 18 PRIMEIROS MESES DA AGENDA 21

A Oscip Pira 21 – Piracicaba Realizando o Futuro apresenta à população piracicabana o balanço parcial positivo dos primeiros dezoito meses desde a publicação da nova Agenda 21 de Piracicaba, com plano estratégico de ações para o período de 2016 a 2025. O balanço completo e também a Agenda 21 estão disponíveis no site www.pira21.org.br/biblioteca/balanco-parcial-das-acoes-da-agenda-21-em-andamentoexecutadas .

Apesar da crise econômica, a gestão pública tem realizado investimentos no município alinhados ao desenvolvimento sustentável. Na análise do plano geral, que é composto de 592 ações, 8% das ações propostas foram concluídas, estão em andamento ou integram o plano de governo.  Ao se avaliar para as questões prioritárias, que devem ser concluídas em até três anos, o número se eleva para 48%. Isto significa que das 57 ações prioritárias apresentadas ao poder executivo, 22 dessas ações já estão sendo executadas.

Apesar desses dados positivos, há pontos em aberto de alta relevância que precisam ser solucionados, como a falta de vagas em hospitais e em creches de diversos bairros, além do combate aos loteamentos irregulares.

De acordo com o Prof. Josué Lazier, secretário executivo da Oscip, o resultado positivo apurado no período inicial deste novo plano estratégico para Piracicaba demonstra o amadurecimento do poder público em relação à sustentabilidade e respeito ao desejo da população, expressado na Agenda 21 de Piracicaba.

É importante destacar que A Agenda 21 de Piracicaba foi revisada pela população do município entre 2013 e 2015 e o plano estratégico proposto para o período de 2016 a 2025 está traduzido em 29 metas, 65 programas, 146 objetivos e 592 ações propostas. Para sua idealização, houve um grande envolvimento sociedade nas ações prioritárias. Há grandes desafios, mas o foco na sustentabilidade garantirá um futuro promissor para o município.

A Oscip Pira21 é responsável por editar e fomentar os objetivos e planos que integram a Agenda 21 de Piracicaba há 15 anos e, recentemente, foi novamente certificada pela Ministério Público como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, em função de sua transparência e relevância de atuação para o desenvolvimento sustentável do Município.

Informações Adicionais:

Rosa Morais – Secretária da Agenda 21 de Piracicaba

Pira 21 – Piracicaba Realizando o Futuro

contato@pira21.org.br

19) 3422-7371/ 981499127

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *