Pira21 - Piracicaba Realizando o Futuro

Sobre o Desenvolvimento Sustentável e o Plano Estratégico

O Desenvolvimento Sustentável do planeta é um compromisso assumido por 170 países na Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento (Cnumad), a Rio-92, realizada em 1992 no Rio de Janeiro.

A Agenda 2030 representa uma nova política global, adotada em 2015, que visa impulsionar ações de combate à pobreza e para promover o desenvolvimento sustentável, a prosperidade e o bem-estar para o ser humano. O documento foi aprovado durante a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas – ONU, sendo composto por 17 Objetivos e 169 metas globais.

“Não deixar ninguém para trás” é diretriz essencial da Agenda 2030, que amplia a percepção a respeito da sustentabilidade por meio dos seus 17 objetivos, englobando as dimensões econômica, social e ambiental mediante cinco eixos, os 5 Ps:

PESSOAS: erradicar a pobreza e a fome de todas as maneiras e garantir a dignidade e a igualdade;

PROSPERIDADE: garantir vidas prósperas e plenas, em harmonia com a natureza;

PAZ: promover sociedades pacíficas, justas e inclusivas;

PARCERIAS: implementar a agenda por meio de uma parceria global sólida;

PLANETA: proteger os recursos naturais e o clima do nosso planeta para as gerações futuras.

O projeto Localizando os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS foi instituído no Brasil por iniciativa da Confederação Nacional dos Municípios – CNM e do Programa de Articulação de Redes Territoriais do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – ART Pnud. A finalidade desse projeto é a de fortalecer o papel dos municípios na localização e, especificamente, nos sistemas de monitoramento e prestação de contas dos ODS e da Agenda 2030.

Para auxiliar os governantes locais nessa missão global até 2030, a Oscip Pira 21 – Piracicaba Realizando o Futuro apresenta a seguir as metas e indicadores propostas pela Confederação Nacional dos Municípios para atingir localmente os 17 objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Também foram incluídos alguns indicadores municipais.

 

Planejamento Estratégico e Agenda  Local

Visão “O Salto de Piracicaba”

Piracicaba e sua região será modelo de desenvolvimento sustentável e excelente lugar para viver.

Missão

Fomentar o desenvolvimento sustentável de Piracicaba e sua região, por meio de ações ordenadas em um Plano Estratégico elaborado pela comunidade (Agenda 21 e 2030), administrar e executar projetos para atingir uma melhor qualidade de vida para todos os munícipes desta e das futuras gerações.

Porque o Planejamento Estratégico ?
As cidades, assim como as empresas, vivem num mundo concorrencial, competindo entre si para atrair investimentos, visitantes e moradores; O potencial de desenvolvimento das cidades não necessariamente será realizado se esse desenvolvimento for entregue sozinho às forças do mercado. As cidades precisam de uma visão estratégica para guiá-las; O futuro das cidades já não é mais um problema exclusivo das administrações, mas afeta e interessa à população e aos agentes sociais e econômicos que nela atuam. Planejamento Estratégico é um instrumento altamente mobilizador dos atores, porque:

• Tem uma visão de longo prazo;
• É participativo e democrático, envolvendo os diversos atores presentes na cidade;
• É sistêmico, abrangendo todos os aspectos da vida urbana de uma maneira integrada;
• É voltado para a ação, definindo objetivos e caminhos para atingi-los;
• Ultrapassa o limite temporal de uma administração, pois é um processo da comunidade.
O Planejamento Estratégico objetiva identificar:
• Quais são os principais concorrentes da cidade;
• As vantagens e desvantagens competitivas da cidade;
• As ameaças e as oportunidades que o ambiente nacional e internacional oferecem;
• Estratégias e projetos de longo prazo para se alcançar o modelo desejado para a cidade.