Pira21 - Piracicaba Realizando o Futuro

Oscip Pira 21 lança Agenda 2030 de Piracicaba

Piracicaba 13/04/2022. A Oscip Pira 21 – Piracicaba Realizando o Futuro apresenta à população a Agenda 2030 de Piracicaba, constituída por um plano estratégico de ações para atingir os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável definidos pela Organização da Nações Unidas – ONU e que representam um apelo global aos países para reduzir a pobreza, proteger o meio ambiente e reduzir o impacto das mudanças climáticas, assegurando a vida em nosso planeta.

 

Para que Piracicaba atinja a visão de buscar a excelência em qualidade de vida, o plano vigente da Agenda 21, elaborado para o período de 2016 a 2025, foi revisado e adaptado à proposta global.  Foram priorizadas 227 ações para até 2030, das quais 64 são urgentes e 43 são consideradas importantes, ou seja, são essenciais e devem ser consideradas sua execução no médio prazo. Para atender às metas globais, 39 ações foram adicionadas pelos especialistas da a Oscip Pira 21 – Piracicaba Realizando o Futuro.

 

O plano apresentado na Agenda 2030 está disponível para download no site da Oscip Pira 21 (www.pira21.og.br). Boa parte das ações propostas são permanentes e representam o caminho que os futuros governantes e sociedade civil podem seguir na busca do desenvolvimento sustentável e da excelência nos mais diversos segmentos abordados, a fim de transformar o município em um excelente lugar para se viver.

 

De acordo com o secretário-executivo Josué Adam Lazier é essencial que o município assuma a dianteira nessa corrente de ações mundial e faça sua parte em benefício de todos. A Agenda 2030 proporciona um novo direcionamento para os desafios desta década e o que é prioritário executar nos próximos anos para assegurarmos a igualdade entre as pessoas, oferecer uma vida digna, próspera e em harmonia com o meio ambiente, promover a paz e justiça e proteger os recursos naturais e o clima para as futuras gerações.

 

A Oscip Pira 21 terá grandes desafios nesta próxima década, mas seus integrantes entendem que as propostas são factíveis. Segundo Lazier, as ações propostas na Agenda 2030 não se limitam à esfera do poder público municipal. “Algumas são de responsabilidade de outros níveis de governo, do setor privado, bem como a qualquer organização atuante no município e aos cidadãos. Elas representam o exercício da democracia participativa.”

 

A publicação da Agenda 2030 de Piracicaba coloca o município dentro da rede global de parcerias e representa um novo marco na jornada pelo desenvolvimento sustentável iniciada em 2001 pela Oscip Pira 21 – Piracicaba Realizando o Futuro em conjunto com sociedade civil, as organizações privadas e a gestão pública.