Pira21 - Piracicaba Realizando o Futuro

Agenda 21: concretizações avançam 3% no primeiro semestre deste ano

A Oscip Pira 21 – Piracicaba Realizando o Futuro registra em balanço parcial crescimento total de 23% das ações executadas no município desde 2016, ano da efetivação da segunda revisão do plano estratégico da Agenda 21 de Piracicaba, composto de 592 ações sustentáveis para o período de 2016 a 2025.

A análise demonstrou discreto crescimento de 3% nos primeiros sete meses de 2021. Com base nos dados levantados, 23% do total das ações propostas foi cumprido ou está em andamento. Este é um dado positivo, pois significa que 139 ações propostas na Agenda 21 fizeram parte dos projetos elaborados pela gestão pública nos últimos anos, sendo 62 consideradas urgentes.

Entre os resultados apurados, destacam-se a liderança do município no ranking nacional de saneamento pelo quinto ano consecutivo; a continuidade da oferta dos cursos de requalificação profissional; as ações propostas para apoiar os pequenos produtores rurais e a gestão da saúde em relação à pandemia.  A criação da Região Metropolitana de Piracicaba (RPM), aprovada pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, é outro ponto relevante, pois fortalecerá o desenvolvimento econômico, social e político na região. A seguir, quadro demonstrativo da proposta da Agenda 21 e as ações executadas no município.

Apesar dos pontos positivos, a estiagem cada vez mais prolongada demonstra a fragilidade da região em relação à oferta de recursos hídricos, demandando novos investimentos para reduzir as perdas no processo de distribuição de água, além de medidas para reduzir o impacto das mudanças climáticas na qualidade do ar e temperatura. Outra questão é a gestão dos resíduos sólidos: houve redução da coleta seletiva e o descarte sem tratamento de materiais recolhidos nos ecopontos.

“Queremos que Piracicaba seja um excelente lugar para se viver e temos um plano estratégico elaborado pela população para atingir este objetivo”, destaca o Prof. Josué Adam Lazier, secretário executivo da Oscip Pira 21. “Nossos desafios são grandes, pois estamos vivenciando um momento ímpar na área da saúde, que está impactando todos os segmentos da Agenda 21.  Recentemente, foi publicado que há 10.864 famílias em situação de extrema pobreza, conforme dados do Cadastro Único para Programas Sociais em Piracicaba. Não é possível buscar o desenvolvimento sustentável enquanto houver desequilíbrio entre as dimensões social, econômica e ambiental”