Pira21 - Piracicaba Realizando o Futuro

Oscip Pira 21 celebra 20 anos da Agenda 21

A Oscip Pira 21 – Piracicaba Realizando o Futuro celebra vinte anos de trabalho em prol do desenvolvimento sustentável, executado por meio do fomento às ações estabelecidas pela população na Agenda 21 de Piracicaba, instituída em 2001.

O secretário executivo da Oscip Pira 21, Prof. Josué Adam Lazier, destaca que a instituição decidiu modernizar seu logotipo para marcar as duas décadas de atuação na defesa do equilíbrio entre as ações sociais, econômicas e de defesa do meio ambiente. “O início a jornada pelo desenvolvimento sustentável de Piracicaba aconteceu em 1999, ocasião em que a sociedade civil se mobilizou para criar um plano estratégico para dez anos, que foi denominado Piracicaba 2010 – Realizando o Futuro. “O resultado desse trabalho foi o lançamento da primeira edição da Agenda 21, em 2001, que transformou Piracicaba no quarto município brasileiro a ter sua agenda local e o primeiro a desenvolver um plano estratégico organizado pela sociedade civil.”

Esse movimento social ganhou corpo e adeptos nos diversos setores, transformando-se dois anos mais tarde em uma das mais respeitadas Organizações Civis de Interesse Público de Piracicaba.  Em 2011, a Oscip alterou sua razão social para PIRA 21 – Piracicaba Realizando o Futuro, a fim de atender não apenas dez anos de um plano, mas um século voltado a promover ações para o desenvolvimento sustentável de Piracicaba e a qualidade de vida de seus cidadãos no presente e para as futuras gerações.

O fato de envolver todos os setores da sociedade e ser suprapartidário fez com que o plano inicial, proposto para ser concluído em 2010, ganhasse relevância dentro do município e a primeira edição da Agenda 21 foi revisada pela população em 2007 e em 2015, data em que um novo plano foi elaborado para o período de 2016 a 2025.

O cenário desejável eleito pela população continua sendo o “Salto de Piracicaba”, sintetizado na seguinte visão de futuro: Piracicaba será modelo de desenvolvimento sustentável e um excelente lugar para viver.

O volume de ações executadas ao longo desses vinte anos demonstra que a Agenda 21 ganhou força dentro do poder público e da sociedade civil.  O balanço das ações executadas entre 2001 e 2006, registrou índice de 22% execução das propostas idealizadas em sua primeira edição. Na revisão do período de 2007 a 2014,o  índice de ações executadas subiu para 48%. A proposta elaborada em 2015 já atingiu 20% de concretizações. Esses resultados levaram Piracicaba a ser uma referência em qualidade de vida para o país.

Lazier destaca que a Oscip Pira 21 terá grandes desafios nesta próxima década da Agenda 21, mas seus integrantes entendem que as propostas são factíveis. “Diversas diretrizes estratégicas foram incorporadas ao novo Plano Diretor Municipal e estamos trabalhando junto a gestão municipal nas ações prioritárias para os próximos quatro anos”.

É importante ressaltar que as ações propostas na Agenda 21 não se limitam à esfera do poder público municipal. Algumas são de responsabilidade de outros níveis de governo, do setor privado, das organizações e entidades de classe, instituições prestadoras de serviços à comunidade de Piracicaba, bem como a qualquer organização atuante no município e aos cidadãos. Elas representam o exercício da democracia participativa.