Pira21 - Piracicaba Realizando o Futuro

AGENDA 2030 DE PIRACICABA

A Agenda 2030 preconizada pela Organização das Nações Unidas – ONU encontra ressonância em Piracicaba, considerando seu histórico com a Agenda 21, lançada em 2001 e conhecida como Piracicaba 2010. A ressonância se dá por conta das inúmeras consultas, audiências, diálogos e reuniões realizadas pela Oscip Pira 21 – Piracicaba Realizando o Futuro, onde a voz do cidadão piracicabano é ouvida e interpretada pelos especialistas da Oscip, compondo, assim, o conjunto de ações indicado no planejamento estratégico. Para além disto, a Agenda 2030 é um apelo global para os países assumirem os compromissos para o desenvolvimento sustentável, mas também o desenvolvimento humano e valorativo da vida. E Piracicaba, tendo sido o quarto município no Brasil a assumir a Agenda 21, é um dos primeiros a apresentar a Agenda 2030, por meio de uma Organização Social de Interesse Público voltada exclusivamente para a construção de forma coletiva do planejamento estratégico. A Agenda foi apresentada no dia 13 de abril de 2022, ocasião em que as organizações mantenedoras da Oscip e patrocinadoras da Agenda 2030 foram homenageadas. O prefeito também recebeu a sua Agenda 2030.

Os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável são acolhidos e interagem com as ações propostas pela Agenda 21 para o decênio 2016-2025, e as qualificam para serem efetivadas nos próximos anos. A Agenda 2030 de Piracicaba alinhava as ações que estão imbricadas com os 17 ODS e aponta a integralidade da vida como uma das principais metas a serem alcançadas e dá os indicadores que são avaliados pela Confederação Nacional dos Municípios. Assim, a Agenda 2030 é um apelo para que a sociedade organizada assuma os valores contidos na Agenda 2030 e se mobilize para vê-los sendo cumpridos.

A Agenda será fonte de consulta para os municípios da Região Metropolitana de Piracicaba, assim como para outros documentos voltados para o planejamento estratégico que venham a ser desenvolvidos. A Agenda publicada por uma Editora Universitária, a Editora Unimep, dá um lastro nacional para o planejamento estratégico de Piracicaba e se constitui em mais um marco no seu compromisso com o desenvolvimento sustentável.

No apelo global feito pela ONU e assumido por Piracicaba em sua Agenda 2030, que constitui o planejamento estratégico do município, há apontamentos insistentes no que diz respeito à qualidade de vida dos munícipes e superação dos fatores que contribuem para a fragilização da vida humana. São, portanto, situações e fronteiras da vida e da sociedade que repercutem nas ações a partir dos objetivos do desenvolvimento sustentável apresentados pela Agenda 2030. O apelo global se torna num convite local para o engajamento em prol da vida com qualidade, desenvolvimento com sustentabilidade ambiental e social e contínua construção do município como lugar excelente para se viver.

 

Josué Adam Lazier

Secretário Executivo da Oscip Pira 21 – Piracicaba Realizando o Futuro

Diretor de Extensão e Cultura da Unimep