Pira21 - Piracicaba Realizando o Futuro

Oscip Pira 21 apresenta Ações Prioritarias da Agenda 21

Nesta quinta-feira (13), às 17 horas, a Secretaria-Executiva da Oscip ‘Pira 21 – Piracicaba Realizando o Futuro’ se reuniu com o prefeito Barjas Negri (PSDB) para apresentar as ações prioritárias da Agenda 21 de Piracicaba. O poder público receberá as demandas no prazo de três anos.São 57 ações, sendo 19 da dimensão social, sete da dimensão econômica, 11 da dimensão ambiental, 11 da dimensão urbana, seis da dimensão rural e três da dimensão política. Entre as prioridades, destacam-se o fortalecimento dos Conselhos Municipais, a continuidade dos projetos de habitações populares, melhoria da acessibilidade no transporte urbano, apoio ao desenvolvimento rural sustentável e criação de mecanismos de fortalecimento para os pequenos e microempresários.
Na ocasião, o professor Josué Lazier, secretário-executivo da Oscip, outorgará ao prefeito o título de Presidente de Honra do Conselho da Agenda 21 de Piracicaba, cargo já exercido pelos ex-prefeitos José Machado, pelo próprio Barjas Negri e Gabriel Ferrato.
Segundo Lazier, será uma excelente oportunidade para apresentar ao prefeito a missão e objetivos da Agenda 21, as áreas de abrangência e os planos para que Piracicaba busque o desenvolvimento sustentável dentro de um escopo estratégico realizado de forma suprapartidária, com a participação de toda a sociedade piracicabana.
É importante destacar que a Agenda 21 é um instrumento de planejamento para a construção de sociedades sustentáveis, em diferentes bases geográficas, que concilia métodos de proteção ambiental, justiça social e eficiência econômica. Trata-se de um processo participativo que alimenta o consenso e busca harmonizar a necessidade de crescimento econômico com os ideais de justiça social e de conservação ao meio ambiente.
A Agenda 21 de Piracicaba foi revisada pela população do município entre 2013 e 2015 e o plano estratégico proposto para o período de 2016 a 2025 está traduzido em 29 metas, 65 programas, 146 objetivos e 592 ações propostas. Para sua idealização, houve um grande envolvimento sociedade nas ações prioritárias. Há grandes desafios, mas o foco na sustentabilidade garantirá um futuro promissor para o município.
A Oscip ‘Pira 21’ é responsável por editar e fomentar os objetivos e planos que integram a Agenda 21 de Piracicaba há 15 anos. Recentemente, foi novamente certificada pela Ministério Público como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, em função de sua transparência e relevância de atuação para o desenvolvimento sustentável do município.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *