Doe um violão para o João

 
 
Apresentação:

A Campanha “Doe um violão para o João” é uma iniciativa do Prof. João Florêncio Bastos Filho, professor universitário, professor de violão há 40 anos e restaurador de violões nas horas de lazer que observou a oportunidade de estimular a educação musical entre as crianças, adolescentes, idosos e demais interessados no município de Piracicaba e região, por meio da doação de violões.

O Prof. João Florêncio deseja que a população em geral colabore com a campanha como um ato de generosidade, doando aquele violão que está em bom estado de conservação, porém, sem uso e até mesmo esquecido em um canto qualquer da casa.

Justificativa: Inúmeras entidades assistenciais têm interesse em estimular a educação musical, a integração social e o desenvolvimento cognitivo entre os seus integrantes, mas não possuem recursos para adquirir violões novos ou mesmo usados.

Histórico da instituição preponente:

Pira 21 - Piracicaba Realizando o Futuro: A Oscip Pira 21 é uma organização suprapartidária, criada em novembro de 1999, que estabelece desde então parcerias com empresas públicas e privadas, universidades, prefeitura, entre outras entidades e aproxima-se da sociedade civil de forma que esta seja mais efetiva na cobrança pela implementação das ações identificadas na Agenda 21 de Piracicaba, criando um elo de harmonia entre todos os atores sociais e o governo, para promover em nosso município, o desenvolvimento sustentável e a qualidade de vida desta e das futuras gerações, de forma participativa e democrática.

Objetivos da Agenda 21 local que relacionam-se esse projeto:

·         Piracicaba será referência nacional em qualidade de vida: existirão serviços eficientes de atendimento social aos mais carentes

·         Fortalecer as iniciativas de economia solidária (cooperativas, associações de produtores etc.) e criar novas no município, visando criar alternativas para a população excluída.

·         Desenvolver política de preservação da memória e da cultura envolvendo toda a sociedade, assim como desenvolver em parcerias, ações educativas.

Objetivos do projeto “Doe um violão para o João”: A Campanha tem por objetivo recolher violões em bom estado de conservação e promover semestralmente a doação dos violões para entidades assistenciais que prestam serviços sem fins lucrativos de proteção à família, de amparo às crianças, adolescentes e idosos carentes, de habilitação e reabilitação das pessoas portadoras de deficiência e de promoção de sua integração à vida comunitária. Entre estas entidades, identificamos: creches, escolas da rede municipal e estadual de ensino, grupos folclóricos (dança, música e teatro) hospitais, casas de recuperação, asilos e associações (esportivas, culturais e religiosas).

                Pessoas atendidas (qualitativa e quantitativa): Crianças, adolescentes, adultos e idosos interessados em aprender música, utilizando como instrumento de educação musical, o violão. A quantidade de pessoas beneficiadas é ilimitada, dependerá do número de instrumentos arrecadados.

Formas de seleção: O critério para a distribuição dos violões obedecerá as justificativas das entidades que priorizarem programas estímulo musical, inclusão social, acompanhamento escolar, reabilitação de usuários de drogas, atender portadores de deficiências, entre outros. As entidades assistenciais devem estar devidamente legalizadas e cadastradas no Pira 21.

Cadastro: A entidade interessada em receber o violão deverá entrar em contato com a Oscip Pira 21 por telefone (19) 3422-7371 ou e-mailcontato@pira21.org.br e informar: Nome da Entidade, endereço, objetivo social, contatos do responsável e justificar porque é importante para entidade receber a doação.

Metodologia utilizada: Recolher, ao longo do ano, os violões em bom  estado de conservação e entrega-los,  em  junho e em dezembro, às entidades assistenciais.  Nestas ocasiões, os doadores  deverão preencher uma declaração de doação e os beneficiados deverão preencher  um termo de responsabilidade sob o instrumento e o compromisso de cumprir o objetivo social do projeto.

Cronograma: A entrega dos violões às entidades assistenciais ocorrerá nos dias 21 de Junho, Dia Nacional para o Ensino da Música e em Dezembro, mês que celebramos o Natal ou excepcionalmente quando surgir alguma necessidade específica.

Resultados esperados: Promover a reabilitação da saúde, a integração social e estimular a participação das crianças e adolescentes beneficiadas pela campanha, em cursos de aprendizado gratuito, mesmo sem conhecimento musical prévio, cumprindo assim, a missão de sociocultural da Oscip Pira 21.

Patrocínio: Os interessados em contribuir com recurso financeiro, podem efetuar depósito identificado no valor de R$ 150,00 (cento e cinquenta reais), valor mínimo orçado por violão, em  conta corrente bancária em nome da Oscip Pira 21, Banco do Brasil, Ag. 0056, CC 305562-0

IMPORTANTE:

Benefício de Desconto no Imposto de Renda

As pessoas jurídicas poderão deduzir da apuração do lucro tributável, o valor das doações feitas à Oscip Pira 21, pois esta entidade detém o título de OSCIP (Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público) o que pela Lei nº 9.249/95, art. 13, §2º, permite esse benefício fiscal.

Isso reflete um abatimento direto na base de cálculo do Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ) e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL). Nesse caso, a doação não é deduzida do IRPJ a pagar, mas da base de cálculo do IRPJ e da CSLL.  Reiteramos que para usufruir desse benefício fiscal, é necessário ser pessoa jurídica que apure imposto sobre a renda pelo lucro real.

Pessoas físicas podem fazer doações, porém não há benefício fiscal. E o limite beneficiado com a dedução é de 2% do lucro operacional do doador.

Enfatizamos que não haverá nenhum compromisso da sua parte com nossa oferta, mas a sua contribuição é o que possibilitará continuar atendendo as entidades assistenciais.

               

Diante do exposto, agradecemos em nome de toda Secretaria Executiva da Oscip Pira 21 pela atenção e tendo conhecido nossa campanha, esperamos que considerem nosso pedido de doação.

Estamos à disposição para maiores informações.

___________________________________

Sandra Novaes

Gestora de Projetos

Pira 21 – Piracicaba Realizando o Futuro

(19) 3422-7371 - contato@pira21.org.br

___________________________________

João Florêncio Bastos Filho

(19) 3368-1758 / 9.9302-8390

 joaoflorenciobastos@gmail.com / Skype: joao.florencio.
 
 
 
Matéria no Jornal de Piracicaba 
 
 
 
Matéria na Gazeta 
 
 
 
 

Anatomia do Violão 

 

 

Matéria na Gazeta

 

Matéria no Jornal de Piracicaba

 

Matéria Folha Cidade 

 

Release: Entrega de violão no CRP

 

Entrega violão para SOS Sorria ou Sorria